Imagens aéreas e imagens de satélite são dois tipos de fotos tiradas de um ponto de vista acima do solo.
Embora possam ser utilizadas para funções como mapeamento e identificação de características geográficas, elas também possuem diferenças distintas.
Simplificando, as imagens de satélite geralmente cobrem uma área muito mais ampla e, portanto, têm aplicações de maior escala. Por outro lado, as imagens aéreas são tiradas em uma altitude mais baixa e são mais adequadas para aplicações de menor escala.
As diferenças ficam ainda mais claras quando você observa como cada tipo de imagem é criada, suas características e como elas são usadas.
Imagens aéreas
Como um processo muito mais antigo, a fotografia aérea envolveu inicialmente o uso de câmeras tradicionais que produziam imagens em filme. À medida que a tecnologia se desenvolveu nos últimos anos, a fotografia aérea tornou-se mais digitalizada.
Ao longo da história, as fotografias aéreas usaram várias plataformas diferentes, incluindo balões, pipas, aviões e até pombos equipados com câmeras automáticas. Nos últimos anos, surgiram os drones.
Diferentes tipos de imagens aéreas são obtidos dependendo do ângulo da foto, da escala da imagem e do tipo de filme usado.
Tudo, desde fotos verticais que oferecem uma visão em tempo real de uma determinada área de terra até fotos mais oblíquas que podem destacar um objeto ou ponto de referência específico, é possível no âmbito da fotografia aérea. Saiba mais em nosso artigo: Principais características da Foto Aérea
Diversas técnicas empregadas para corrigir geometricamente fotos aéreas permitem mapeamentos mais abrangentes, como os utilizados em sistemas GPS. Esses mapas, podem ajudar a representar uma área em escala real, incluindo distâncias, elevações e outras medidas.
A fotografia aérea depende do uso de aeronaves controladas por pilotos, variando de algumas centenas de pés para drones a até 30.000 pés para aviões.
Tiradas em altitudes mais baixas, em relação às imagens de satélite, as imagens produzidas tendem a ter mais detalhes. Isso pode ter vantagens distintas e torna a fotografia aérea mais útil para determinados fins, incluindo a venda de imóveis, mapas e publicidade.
Vantagens das imagens aéreas
Existem várias vantagens na fotografia aérea, além da quantidade de detalhes que as imagens podem conter. Tiradas muito mais perto da superfície da Terra, a clareza, bem como, a resolução das imagens aéreas também é muito maior, proporcionando imagens de maior qualidade.
Além disso, como usa recursos prontamente disponíveis, como drones e aviões, a fotografia aérea é muito mais acessível para o cliente médio, tornando-a uma escolha perfeita para materiais de marketing e outros usos individuais.
Imagens de satélite
Em contrapartida, as imagens de satélite têm um desenvolvimento muito mais recente, implementadas pela primeira vez pelos Estados Unidos em 1960, como um meio de espionar a União Soviética.
As fotografias tradicionais tiradas do espaço durante as missões Gemini e Apollo em meados dos anos 60, as missões Skylab na década de 1970, bem como o ônibus espacial na década de 80, não tinham a complexidade tecnológica das imagens obtidas por satélites.
Os satélites geralmente operam em altitudes superiores a 60.000 pés, resultando em fotos em ângulos muito mais amplos, contudo, com menos detalhes do que fotos aéreas.
Desde o início dos anos 70, as imagens de satélite servem para medição meteorológica e rastreamento de tempestades, pois essas imagens fornecem uma visão em grande escala de uma frente meteorológica inteira. Chamados de LandSats, esses satélites coletam uma ampla gama de dados usando sensores que medem comprimentos de onda da energia eletromagnética refletida pela Terra.
Previsão do tempo
No Brasil, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) conta com o auxílio das imagens de satélites para elaborar a previsão em curto prazo. Elas estão disponíveis em 3 canais:
- infravermelho;
- visível;
- vapor d’água.
Geradas a cada 30 minutos, de hora em hora ou a cada 3 horas, estas imagens têm seu uso na agricultura, marinha, aeronáutica, pesca, turismo, entre outros.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia
Vantagens das imagens de satélite
As imagens de satélite, tiradas da órbita da Terra mesmo durante tempestades severas, permitem que os cientistas acompanhem seu progresso e avaliem seu nível de ameaça potencial.
Além disso, a maioria dos satélites orbita a Terra regularmente sendo mais fácil obter imagens repetidas, permitindo atualizações valiosas para fins de rastreamento e mapeamento.
Com um ângulo muito maior, as imagens de satélite cobrem áreas muito maiores do que as fotos aéreas, bem como, por serem exclusivamente imagens digitais, se integram mais facilmente aos programas de software existentes.
Qual tipo de imagem Escolher?
Embora as imagens de satélite tenham sido um grande avanço tecnológico com alguns usos valiosos, para o consumidor médio não é realmente uma alternativa viável.
Na maioria dos casos, a fotografia aérea oferece um meio mais acessível e eficaz para seus projetos.
Por exemplo, se você precisa mostrar um imóvel, ou olhar mais de perto para localizar e identificar possíveis problemas, as imagens aéreas são mais efetivas.
Por fim, a inclusão de drones, permitem uma variedade de ângulos e imagens que atendem praticamente qualquer necessidade.
O maior acervo de imagens aéreas do Brasil
A fotografia aérea pode fazer uma enorme diferença para o seu negócio e a Base está pronta para fornecer imagens aéreas de alta qualidade!
Possuímos em nosso acervo mais de sete décadas de fotos aéreas, com aplicações para diferentes soluções e necessidades, por exemplo: produção de mapas, projetos de engenharia, regularização urbana e ambiental, entre outros.
Enfim, com nossa experiência e atenção aos detalhes, podemos ajudá-lo a tirar o máximo proveito das imagens aéreas em seu projeto. Entre em contato!
• BASE Aerofotogrametria •
Telefone: +55 11 2948-9900
E-mail: info@baseaerofoto.com.br
LinkedIn | Instagram | Facebook