O que é aerofotogrametria?

O que é aerofotogrametria

A aerofotogrametria é uma técnica de medição planialtimétrica que utiliza fotografias métricas obtidas a partir de câmaras especiais embarcadas em aeronaves. Processos especializados utilizam estas fotografias para geração de cartas topográficas, mapas e plantas, onde são possíveis medir com precisão as feições do terreno representadas nas mesmas.

Entendeu o que é a aerofotogrametria ou a descrição é muito técnica? Vamos traduzir então. Para se ter uma visão geral de um terreno ou superfície é preciso utilizar aviões que fotografam a área lá de cima, com todas as fotos tiradas é possível medir nas três dimensões e dar forma espacial a todas as feições contidas no terreno e estabelecer um mapa em escala real considerando todas as informações importantes da área fotografada.

Aerofotogrametria não é uma simples foto aérea

As centenas de fotos tiradas por um avião em um levantamento aerofotogramétrico são sobrepostas, permitindo a correção digital das imagens, processo que elimina os efeitos de perspectivas nas fotos, permitindo medições e vetorizações com valores exatos.

Diferente de uma simples foto aérea que traz deformações originadas pela perspectiva da câmera, a altitude em que foi feita a imagem, o relevo e a velocidade em que se movimenta a aeronave. Este processo de correção, sobreposição e ajustes chamamos de ortoretificação, que transforma a foto em um mapa cartográfico confiável e exato.

A partir daí é possível identificar todos os elementos do terreno, diferentes alturas, obstáculos naturais, edificações etc. Suas principais aplicações são para planejamento, gestão e projetos que envolvem, por exemplo, grandes obras de engenharia, urbanismo e monitoramento rural ou ambiental.

O começo da aerofotogrametria

Em Paris, na França, o balonista e fotógrafo Gaspard-Félix Tournachon resolveu acoplar uma câmera em um balão e fazer o primeiro registro aerofotogramétrico em 1858. A foto chamada “Nadar” não resistiu ao tempo e não existe nenhuma cópia ou registro que demonstra o início da história da aerofotogrametria no mundo.

Dois anos depois, James Wallace Black e Samuel Archer King conseguiram fazer o mesmo experimento em Boston, fotografando a cidade americana a uma altura de 630m. A foto recebeu o nome de “Boston, as the eagle and the wild goose see It”, em tradução livre “Boston, como as águias e os gansos a veem”.

Foto aérea de Boston em 1860 (James Wallace Black e Samuel Archer King)
Foto aérea de Boston em 1860 (James Wallace Black e Samuel Archer King)

Desde então a aerofotogrametria passou a ser largamente utilizada. Com a invenção do avião, as altitudes ficaram cada vez maiores e com novas câmeras a definição das imagens aumentou e facilitou o trabalho de engenheiros e urbanistas.

O que é a aerofotogrametria para a engenharia?

É uma atividade fundamental para o planejamento de grandes obras, permitindo um mapeamento preciso da área, suas dificuldades técnicas, possíveis obstáculos naturais, curvas de nível e elevações.

Desde obras de infraestrutura como rodovias, represas, linhas de transmissão e gasodutos, até concessões para mineradoras e mapeamento de áreas para construção de condomínios residenciais e empresariais, se utilizam da aerofotogrametria como ferramenta básica para seus planejamentos, levantamentos de custos e viabilidade.

O início da aerofotogrametria no Brasil

O município de São Paulo foi o primeiro do Brasil a ser mapeado em sua totalidade na escala de 1:5.000 pelo processo aerofotogramétrico e, segundo consta, o primeiro do mundo a ter sua área central mapeada em escada de 1:1.000.

Título das impressões do aerolevantamento do Município de São Paulo em 1928
Título das impressões do aerolevantamento do Município de São Paulo em 1928

Este levantamento, executado pelo método NISTRI de aerofotogrametria, foi contratado em 1928 e tem sua impressão datada de 1930 e foi executado pela SARA Brasil S/A, empresa composta por técnicos italianos e brasileiros.

Câmera NISTRI utilizada para o imageamento de São Paulo em 1928
Câmera NISTRI utilizada para o imageamento de São Paulo em 1928

Exigências para levantamentos aerofotogramétricos no Brasil

Empresas de aerofotogrametria no Brasil devem ser certificadas pelo Ministério da Defesa e cada voo deve ser previamente autorizado com registro específico com a área de abrangência do levantamento e sua localização.

1 Comentário

  1. Yago

    Muito Bom!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.