As aplicações da foto aérea

as-aplicacoes-da-foto-aerea

Conheça em detalhes as aplicações da foto aérea e como pode ser o seu uso prático em diversos segmentos.

O que é a fotografia aérea?

A fotografia aérea é um nicho fascinante que os profissionais usam para muitos propósitos e aplicações diferentes.

O termo fotografia aérea se refere a tirar fotos de uma posição elevada, geralmente usando uma nave aerotransportada.

Para ser considerada uma fotografia aérea, é necessário tirar a imagem com um equipamento que não esteja baseado no solo.

A Foto Aérea

A princípio, a foto aérea é uma das primeiras formas de sensoriamento remoto. Atualmente, é um dos métodos mais amplamente utilizados e de baixo custo para essa finalidade.

Antes do advento dos métodos fotográficos modernos, os fotógrafos tradicionais usavam esse método para sensoriamento remoto, bem como para uma variedade de outros usos. 

Os equipamentos modernos melhoraram a qualidade, a resolução e as plataformas, tornando esse nicho mais acessível do que nunca.

Além disso, o fato de ser usado há muito tempo significa que pode nos fornecer uma perspectiva histórica das mudanças da paisagem e outras alterações ao longo do tempo.

Foto Aérea x Foto Terrestre

A foto aérea combina fotografia e geografia, sendo assim, a diferença está relacionada à forma como você tira as fotos aéreas.

Com a foto aérea, você tira as imagens de uma nave aerotransportada, enquanto com a fotogrametria terrestre, você tira as fotos de uma câmera em uma posição terrestre elevada e fixa.

Sobretudo, há uma diferença no equipamento e no suporte necessário para cada um,  a foto aérea requer muito mais suporte e investimento do que a foto terrestre. 

As aplicações da foto aérea

Uma das principais aplicações da foto aérea é para o mapeamento.

A foto aérea é usada para projetos de uso da terra, estudos ambientais, arqueologia, inspeção de linhas de energia, levantamento de petróleo e gás, vigilância, produção de filmes, publicidade comercial, bem como projetos artísticos. 

Você pode usar diferentes tipos de foto aérea para identificar características da água, encontrar rupturas em tubulações de óleo e gás e localizar características arqueológicas.

Vamos conhecer as aplicações mais comuns da foto aérea:

Estudos Urbanos

O desenvolvimento urbano e a história do urbanismo são um nicho crescente dos estudos da paisagem, que tem uma ampla gama de usos através da história e da arqueologia, da história da cartografia, da história do comércio, da sociologia, assim como do planejamento urbano moderno.

Do mesmo modo, os incorporadores urbanos precisam estudar o impacto da expansão e do desenvolvimento dos centros urbanos na paisagem e o impacto no meio ambiente.

Novas instalações como por exemplo, um novo estádio esportivo, exigirão repensar a infraestrutura e o impacto que as novas instalações terão sobre as pessoas que vivem na área.

As fotos aéreas são vitais para examinar a infraestrutura existente, bem como, essenciais para o planejamento.

A foto aérea é fundamental para soluções jurídicas, urbanísticas, ambientais ou sociais, apresentando a situação histórica do terreno, construção ou superfície para fins de regularização legal.

Mudanças Climáticas

Em primeiro lugar, todos nós sabemos sobre os efeitos das mudanças climáticas nas temperaturas globais.

Essas mudanças se refletem em todos os lugares, e as sociedades e comunidades estão vendo mudanças em seu ambiente local.

Por isso, os pesquisadores mantêm registros vitais das mudanças ao longo das estações e dos anos para rastrear os efeitos locais das mudanças climáticas e os riscos para os ecossistemas locais.

Dessa forma, as fotos aéreas localizadas irão destacar a morte de certa vegetação, ou o aumento de espécies invasoras.

Geociência

As fotos aéreas também podem ser usadas ​​para estudar o processo de mudanças naturais, como variações no solo e na geologia ao longo do tempo, bem como mudanças no solo subjacente que levam a desastres como deslizamentos de terra.

Sendo assim, o registro histórico de mudanças na paisagem natural é essencial para entender como a paisagem pode mudar no futuro.

A precipitação anual, seja menor ou maior do que o normal, pode ter consequências de longo alcance e é aqui que os interesses da geologia em foto aérea são mais importantes.

A foto aérea tem algumas aplicações práticas para encontrar depósitos minerais e de combustível, mapear áreas e rastrear mudanças geológicas e gestão de água, bem como pesquisas geológicas gerais para as quais outras aplicações não podem contribuir.

Enfim, um grande exemplo disso é a drenagem de água antes de novos desenvolvimentos urbanos propostos, riscos de planícies de inundação e subsidência.

Arqueologia

Em arqueologia utiliza-se a foto aérea para localizar monumentos perdidos e rastrear características.

Especialmente aquelas que não são visíveis ao nível do solo, assim como, aquelas que estão sob o solo e não podem ser vistas em uma caminhada de campo.

Segmentos de aplicação da foto aérea

A princípio, vamos conhecer os principais segmentos e mercados atendidos pelas aplicações dos produtos e soluções obtidos a partir da foto aérea:

  • Redes Viárias;
  • Óleo e Gás;
  • Energia;
  • Urbanismo;
  • Engenharia;
  • Construção Civil;
  • Ambiental;
  • Mineração;
  • Gestão Municipal;
  • Geociência;
  • História;
  • Projetos Artísticos e Publicitários;
  • Comunicação Visual;
  • Projetos Editoriais.

Produtos e soluções a partir da Foto Aérea

Por fim, vamos conhecer os principais produtos e soluções obtidos a partir da foto aérea e da aerofotogrametria:

Produtos

Soluções

Clique nos tópicos para saber mais!

Por que optar pelas Fotos Aéreas realizadas pela BASE?

Primordialmente, somos especializados em imageamento aerofotogramétrico, topografia e geodésia.

Possuímos em nosso acervo mais de sete décadas de fotos aéreas registrando a história do Brasil, com aplicações para diferentes soluções e necessidades, como por exemplo: produção de mapas, projetos de engenharia, regularização urbana e ambiental, entre outros.

Além disso, somos credenciados junto ao Ministério da Defesa na Categoria A, nossas fotos são autenticadas e certificadas, o que garante seu uso como prova fiel em qualquer processo.

Sendo assim, a foto emitida pela Base funciona como um objeto de fé pública e sua exatidão ou verdade são incontestáveis.

Em suma, contamos com o maior acervo fotogramétrico do Brasil, são mais de 1,4 milhão de imagens de quase 4 mil municípios brasileiros.

• BASE Aerofotogrametria •
Telefone: +55 11 2948-9900
E-mail: info@baseaerofoto.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.