A importância do mapeamento aéreo em obras de infraestrutura

a-importancia-do-mapeamento-aereo-em-obras-de-infraestrutura

Primordialmente, o mapeamento aéreo é uma parte essencial de qualquer projeto de infraestrutura. Ele fornece dados usados ​​para projetar, planejar e construir, incluindo escavação, nivelamento, construção ou pavimentação.

Antes que os engenheiros e arquitetos possam começar a planejar, eles precisam analisar o local da obra e se é viável para uma estrutura ou desenvolvimento proposto.

O mapeamento identifica os recursos existentes no local. Isso inclui a coleta de dados detalhados sobre o terreno, árvores, edifícios, ruas, entre outros. Com esse recurso, podemos apontar a localização, altura e tamanho de todos os objetos no local, assim como, em suas áreas circundantes.

É o objetivo deste artigo lhe ajudar a entender o mapeamento aéreo e a sua importância no planejamento de obras de infraestrutura.

A necessidade do mapeamento aéreo

O planejamento de qualquer projeto de infraestrutura requer informações no uso da terra, topografia, solos, drenagem, transporte, desenvolvimento urbano e muitos outros fatores.

Para obter esses dados, engenheiros, arquitetos, topógrafos e comissões de planejamento precisam de mapas.

Eles precisam de mapas planimétricos mostrando o uso da terra, ou de mapas topográficos com um intervalo de contorno de pelo menos dez pés, mostrando detalhes planimétricos.

Nesse sentido, o custo e o tempo necessários para preparar por métodos de levantamento de campo que os diferentes tipos de mapas esgotar os fundos disponíveis e com toda a probabilidade de impedir a construção da melhoria ou atrasá-la por um longo período.

Porém, há uma escassez de mapas e de engenheiros para coletar e compilar informações. Essa escassez é sentida principalmente pelos governos municipais e estaduais, no momento em que a população aumenta e, portanto, precisa de abastecimento de água, tratamento de esgoto, estacionamento, loteamento, desenvolvimento de rodovias e outras obras de infraestrutura.

O mapeamento aéreo uma fonte valiosa de informações para superar a escassez de mapas, bem como, economizar tempo e dinheiro em várias operações de planejamento.

Vantagem competitiva mensurável

O acesso limitado ao local não precisa impedir a tomada de decisão informada necessária para o desenvolvimento do projeto.

Combinando o terreno em escala, extrai-se medições precisas de estruturas, desde a inclinação de um telhado até a altura de um arranha-céu, bem como, as elevações do local.

Esses recursos permitem avaliar se vale a pena comprar o terreno, por quanto, qual é o retorno do investimento e assim por diante. Isso é crucial, pois às vezes exige-se uma rápida tomada uma decisão sobre a compra.

Melhorando o planejamento

Durante a fase de avaliação, as empresas podem realizar inspeções iniciais do local usando o mapeamento aéreo, sendo mais econômico do que enviar equipes para avaliação.

O mapeamento aéreo pode mostrar problemas de água, infraestrutura circundante, vegetação e apontar locais que são inadequados ou precisam de mais pesquisas.

Combinando imagens aéreas com sistemas de informações geográficas (SIG), as empresas podem diminuir os riscos, combinando dados de localização críticos com contexto visual real.

Combinando agilidade e exatidão

Como o tempo é essencial ao tentar competir no mercado acelerado de hoje, as empresas exigem dados altamente precisos e atualizados. Acima de tudo, elas precisam ser capazes de visualizar as condições do solo de forma clara e consistente.

Em particular, o mapeamento aéreo é importante, uma vez que precisam avaliar a altura da infraestrutura em comparação com o ambiente circundante e visualizar os locais de várias perspectivas.

Embora o mapeamento pode não eliminar a necessidade de visitas ao local, permite que as equipes de campo sejam eficientes e objetivas.  

Por fim, os dados são facilmente integrados às ferramentas de planejamento e fornecem informações precisas e atualizadas, permitindo que as empresas planejem, implementem e mantenham a infraestrutura necessária para seus projetos e novas tecnologias.

Tecnologia integrada

A inovação no mapeamento aéreo permite o acesso à diferentes formas de conteúdo de localização para uso em CAD, BIM e GIS.

Imagens aéreas, 3D, modelos digitais de terreno e superfície, nuvens de pontos e malha texturizada estão sendo rapidamente adotados por arquitetos, designers, engenharia civil, planejadores e empresas de construção.

Ao implementar essa tecnologia, as principais partes interessadas, como o proprietário do ativo, o engenheiro e os contratantes principais e subcontratados, bem como, os proprietários de ativos adjacentes podem monitorar os parâmetros geotécnicos da obra.

Pontos de atenção fornecidos pelo mapeamento aéreo

Quando uma área significativa de terreno está sendo preparada para construção ou escavação, o mapeamento e o levantamento topográfico podem garantir que informações cruciais sejam obtidas para que o trabalho prossiga de forma segura e correta.

Dessa forma, se forem percebidas mudanças nos parâmetros do local, planos de ação podem ser implementados para mitigar riscos para proteger a segurança pública e a saúde de todos os ativos envolvidos.

A preparação de modelos digitais de terreno (MDT) também é um serviço de levantamento eficaz para esses projetos.

O MDT é um conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, equidistantes ou não e com elevação conhecida.

Fornecendo uma medição precisa, esta opção é ideal para grandes terrenos e os modelos 3D resultantes são altamente eficazes para o progresso de um projeto.

Tipos de projetos atendidos pelo mapeamento aéreo

A princípio, podemos citar exemplos das aplicações do mapeamento aéreo em obras de infraestrutura:

  • Estudos de trajetos rodoviários e ferroviários;
  • Cálculo de volume em obras de engenharia;
  • Avaliação de obstáculos de plano de proteção de aeródromos;
  • Projetos de telefonia celular;
  • Delimitação da região inundada em represas;
  • Estudos de volumes de massa de vegetação;
  • Linhas de energia elétrica;
  • Escavações;
  • Aterros;
  • Locais de mineração;
  • Pontes e túneis;
  • Campos de energia eólica e fotovoltaica;
  • Instalações ou reparos de serviços públicos;
  • Sistemas de água;
  • Construção cívica ou industrial.

A Base é especialista em mapeamento aéreo

Possuímos um extenso acervo histórico de imagens e dados que representam uma herança valiosa para fornecer informações sobre o conteúdo do solo, bem como, a topografia nos últimos anos.

Você pode solicitar a imagem aérea do local pretendido, do último levantamento ou dos anos de seu interesse para estudar a área e extrair as informações para a sua obra de infraestrutura.

Além disso, nossos serviços e soluções, aliados a projetos, estudos e análises de engenharia atendem os mais diversos segmentos do mercado.

Por fim, seja qual for o seu projeto nós podemos lhe ajudar, entre em contato!

• BASE Aerofotogrametria •
Telefone: +55 11 2948-9900
E-mail: info@baseaerofoto.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.