A aerofotogrametria no desenvolvimento sustentável

a-aerofotogrametria-no-desenvolvimento-sustentavel

O desenvolvimento sustentável serve para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

Com aplicações na redução de emissões, proteção de recursos naturais e documentação dos efeitos das mudanças climáticas, a aerofotogrametria está desempenhando um papel vital na preservação do futuro do meio ambiente.

“A aerofotogrametria é uma ferramenta importante e indispensável para o desenvolvimento sustentável de uma nação, pois, ninguém consegue gerir um território sem conhecê-lo”

Ivan Valeije Idoeta

Pilares da aerofotogrametria voltados para o desenvolvimento sustentável

A informação espacial atualizada do território, obtidas através da aerofotogrametria, é ferramenta indispensável para todo aquele que se propõe a fazer ações de PLANEJAMENTO, GESTÃO ou PROJETOS de maneira eficaz e sustentada.

No PLANEJAMENTO tem-se o enfoque como uma visão de futuro, que parte do conhecimento das ocupações contemporâneas do território, as relações entre sociedade e o meio, infraestrutura, meio ambiente, equipamentos sociais, circulação, armazenamento, abastecimento e logística.

Na GESTÃO de qualquer atividade que se desenvolve em um território, a relevância se dá no conhecimento dos elementos contemporâneos de sua ocupação. Com vistas à preservação, recuperação e uso de seus recursos em benefício da sociedade, localização espacial de legislações e restrições, bem como, em levantamento de dados, para planejamento futuro.

Para PROJETOS, necessita-se do levantamento das áreas mais adequadas à intervenção, sempre equilibrando-se a equação da implementação e sustentabilidade, e respectivo dimensionamento para projetos executivos e obras.

Dessa forma, a aerofotogrametria oferece aos planejadores uma visão geral clara de grandes áreas de terra, tornando o planejamento de estradas, o gerenciamento de imóveis e os cálculos do uso do solo rápidos e fáceis.

Nesse sentido, a perspectiva elevada ajuda os desenvolvedores a identificar rapidamente as oportunidades, avaliar a viabilidade das propostas e identificar as mudanças necessárias nos projetos.

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, referem-se a desafios sociais, econômicos e ambientais e têm como objetivo principal estimular a ação.

Para alcançar os ODS, ou seja, tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, as decisões devem ser tomadas com base em dados precisos.

Nesse sentido, a aerofotogrametria pode fornecer esses dados, cruciais para impulsionar uma transformação sustentável.

A aerofotogrametria permite a uma ampla gama de indústrias incluindo governo, construção, engenharia, imobiliário, transporte, mapeamento e energia solar, visualizar, avaliar e medir esses dados com precisão.

Os benefícios da aerofotogrametria

Em uma era de cidades inteligentes sustentáveis, os sistemas LiDAR oferecem percepções valiosas.

Talvez um dos maiores benefícios seja a captura e criação um modelo 3D detalhado do ambiente urbano circundante, incluindo matas, edifícios e terrenos individuais.

Repetindo as medições ao longo do tempo, podemos rastrear as mudanças e como elas impactarão a futura tomada de decisões.

Por exemplo, os dados podem ser usados ​​para modelagem de enchentes, captura de pegadas de construção precisas para planejamento urbano ou segmentação de árvores individuais para gerenciamento de ativos.

Também pode ajudar os conselhos a evitar as ilhas de calor urbanas, que ocorrem quando muita terra natural é substituída por superfícies e edifícios que absorvem calor.

A aerofotogrametria integrada com tecnologias de alto desempenho, produzem uma variedade de resultados a partir das imagens e conjuntos de dados, como imagens georeferenciadas, ortofotos e nuvens de pontos coloridas.

Quando combinado com dados abrangentes de sistema de informações geográficas (SIG), o mundo real pode ser convertido em uma réplica digital exata para facilitar a análise, o planejamento e o gerenciamento.

Proteção de recursos naturais

Proteger nossos recursos naturais é crucial para manter comunidades e ambientes estáveis. Antes que ocorra o desenvolvimento urbano, o local natural deve ser um ambiente estável.

Felizmente, a aerofotogrametria pode ajudar a prevenir danos e desperdício de recursos naturais, fornecendo imagens detalhadas, de diversos períodos para preservar a harmonia ecológica.

Dessa forma, isso permite que os planejadores dimensionem um projeto com precisão, avaliando os risco e verificando se as regulamentações ambientais são atendidas.

Efeitos das mudanças climáticas

A aerofotogrametria também pode ajudar os espectadores a entender as mudanças climáticas com mais precisão.

Pois, ela registra as mudanças ano após ano, tornando as comparações simples. Você pode ver os efeitos de secas e inundações, solo e geologia, vegetação e água.

Além disso, você também medir essas mudanças. Quando você entende as mudanças, fica mais apto a chegar ao centro do problema e fazer planos sustentáveis para combatê-las.

 Ao reduzir as emissões, proteger os recursos naturais e documentar os efeitos das mudanças climáticas, a aerofotogrametria nos capacita a preservar nosso meio ambiente.

Transporte

O transporte lida com o fluxo de pessoas e mercadorias entre dois locais separados geograficamente.

O uso do mapeamento aéreo é fundamental para alcançar o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis ​​e eficazes dos sistemas de transporte.

Um sistema de transporte com fluxo eficiente não apenas ajudaria na movimentação proficiente de bens e serviços, mas também reduziria as emissões de carbono.

Enfim, com dados obtidos através da aerofotogrametria, você pode ainda encorajar a integração econômica local, nacional e regional e aumentar o desenvolvimento sustentável.

Transição energética

A transição energética é um conceito que envolve mudanças não só na geração de energia, mas também no consumo e no reaproveitamento desta.

Um olhar que se estende ainda para o meio ambiente, gestão de resíduos, eficiência energética, a fim de reduzir as emissões de poluentes.

A aerofotogrametria permite, medir e planejar com precisão qualquer ação de mudança na área pretendida.

Por exemplo, analisar se um local é ideal para a implantação de uma usina eólica ou solar, bem como, avaliar o impacto socioambiental dessas usinas.

O Acervo Histórico da Base colabora para o desenvolvimento sustentável

Em conclusão, entendemos a importância da aerofotogrametria e seus produtos no desenvolvimento sustentável.

Com um acervo de imagens aéreas de várias décadas, você rastreia as mudanças ao longo do tempo e identifica as áreas e oportunidades de alto crescimento, assim como, mostra as tendências de desenvolvimento.

Nesse sentido, use mapas aéreos de alta resolução integrados com SIG para garantir que políticas corretas sejam adotadas no desenvolvimento sustentável.

A BASE mantém o maior acervo aerofotogramétrico do país, com mais de 1,5 milhão de imagens originais que contribuem para o desenvolvimento do país desde 1945.

Esse material fotográfico histórico fornece uma importante base de dados para o desenvolvimento sustentável.

Ele permite estudos sobre preservação ambiental, reflorestamento, infraestrutura, mineração, entre outras tantas atividades. Entre em contato!

• BASE Aerofotogrametria •
Telefone: +55 11 2948-9900
E-mail: info@baseaerofoto.com.br
LinkedIn | Instagram |  Facebook

Leia também

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.