O PZPANA e o desenvolvimento urbano no entorno de aeródromos

PZPANA desenvolvimento urbano

Analisar obstáculos é fundamental para garantir a segurança das operações de aeródromos. É para isso que serve o PZPANA, um plano que impacta diretamente no desenvolvimento urbano ao redor dessas instalações, que comumente atraem expansão urbana em seu entorno.

Mas você sabe o que é tal documento? E quais padrões, leis e tecnologias envolvem sua construção? Nesse artigo, você confere tudo sobre esse assunto tão importante, boa leitura!

O que é o PZPANA

O Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea, conhecido como PZPANA, é um documento fundamental para garantir a segurança das operações aéreas de Precisão IFR. Segundo a definição da Portaria n. 957/2015 do Comando da Aeronáutica, o PZPANA é composto por um conjunto de superfícies imaginárias que delimitam obstáculos e impõem restrições ao uso das áreas vizinhas aos auxílios à navegação aérea, sejam eles localizados dentro ou fora dos limites de um aeródromo específico.

É importante compreender o significado de “Auxílios à Navegação Aérea”, termo utilizado pela Aeronáutica para descrever os equipamentos eletrônicos que auxiliam na navegação, decolagem e pouso das aeronaves.

Equipamentos destinados a proporcionar apoio às aeronaves para sua navegação em rota, em áreas de controle terminal (TMA) e em suas manobras de pouso e decolagem, podendo ser: a) auxílios rádio (NDB, VOR, DME, ILS, RADAR, VHF etc.); e b) auxílios visuais luminosos (ALS, PAPI, VASIS etc.), conforme ANAC.  O conjunto ILS (Instrument Landing System) formado de GP (Glide Slope), LOC (Localizer ILS) e Marcadores (Marker), garantem Categorias de I a II, conhecidos como CAT I, II e II para aeroportos IFR de Precisão.

Impacto no desenvolvimento urbano

Os equipamentos citados anteriormente são sensíveis a interferências, sejam elas eletrônicas ou físicas, o que pode afetar sua operação. Edificações, obstáculos naturais, superfícies maiores de 500m² reflexiva e até mesmo outras aeronaves, que estejam dentro das áreas do Plano de Proteção, podem colocar em risco as atividades do aeródromo.

O ILS, por exemplo, transmite uma frequência direcional em VHF para orientar as aeronaves durante o pouso por instrumentos. Qualquer obstáculo próximo à trajetória de aproximação pode interferir no sinal do ILS, levando a informações imprecisas ou falsas para os pilotos.

Para garantir a segurança das aeronaves, o Comando da Aeronáutica, seguindo padrões internacionais da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional), estabelece limites para o uso das áreas próximas aos auxílios à navegação.

O PZPANA é o documento que define esses limites, criando superfícies imaginárias que verticalmente restringem a existência de obstáculos. Isso garante que as informações recebidas pelos equipamentos de navegação aérea sejam confiáveis e dentro dos parâmetros necessários para operações seguras.

Naturalmente, o PZPANA acaba por influenciar no desenvolvimento urbano ao redor do aeródromo, uma vez que os projetos e rotas aéreas devem se adequar aos limites estabelecidos por tal documento.

Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea é com a Base

A elaboração do PZPANA juntamente com o levantamentos topográfico dos obstáculos que o compõe requerem alta precisão e extenso conhecimento de técnicas de topografia e mapeamento. Aplicar aerofotogrametria é essencial para um plano eficiente, diante das dimensões de suas superfícies. O conhecimento e experiência da Base Aerofotogrametria Ltda. são cruciais para o seu projeto.

Utilizar imageamento aéreo na construção de um Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea é um diferencial da Base, que dede 1974 presta serviços de aerofotogrametria por todo o Brasil.

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