Perfilamento a Laser
 

Buscando modernas tecnologias e novas ideias para o mercado de informações espaciais, a BASE está incorporando em seus processos diversos equipamentos que contam com a mais moderna gama de sensores disponíveis no mercado mundial, de maneira a atender as mais distintas necessidades do mercado nacional de informações espaciais.

Uma das atividades que mais consomem tempo na fotogrametria é a obtenção de modelos digitais de superfície ou de terreno (MDS ou MDT). Este produto cartográfico normalmente é utilizado para a retificação diferencial de ortofotos ou para obtenção automática de curvas de nível.

Pode-se obter um MDT por captação fotogramétrica restituindo curvas de nível ou por meio de levantamento GPS. Todos são métodos válidos mas exigem tempo e possuem aplicações para distintas finalidades, além da necessidade de envolver equipes de campo ou operadores especializados. Utilizando a tecnologia de perfilamento a laser otimiza-se o processo permitindo a obtenção do MDT em extensas áreas.