Cobertura Aerofotogramétrica
 

Uma cobertura aerofotogramétrica numa região de interesse é a sequência de tomada de fotografias digitais através de faixas de fotos paralelas dentro de padrões, métodos e regras estabelecidas. Os equipamentos utilizados pela BASE são os de mais alta tecnologia no setor. Nossas aeronaves são especialmente equipadas e homologadas pela ANAC.

Uma de nossas câmeras digitais, a Vexcel UltraCam Xp, consiste em um sistema de captação e armazenamento de imagens a bordo de uma aeronave. O sistema é composto por: sensor digital, painel de interface para o operador, unidade removível de armazenamento de dados e software de operação da câmera e de processamento de imagem após o voo.

O sensor compreende oito câmeras independentes, sendo quatro para imagem pancromática de grande formato, três para a imagem multiespectral (canais RBG) e uma para a imagem infravermelho. O sistema de controle de voo é integrado ainda por uma unidade de GPS e uma unidade de medição inercial (IMU), permitindo a obtenção dos parâmetros de orientação das imagens em tempo real (cobertura aerofotogramétrica apoiada).

A execução de voos no território nacional é de competência de organizações do Governo Federal e de empresas privadas que estão habilitadas a executar este tipo de serviço.

Esta habilitação é conferida por meio de inscrição específica no Ministério da Defesa, desde que a empresa comprove condições técnicas para a execução dos voos. Cada cobertura aerofotogramétrica realizada depende de concessão prévia de licença do Ministério da Defesa.