FAQ
 

Quais as vantagens de se utilizar uma ortofoto, em relação a uma foto?

A ortofoto não possui distorções geométricas, radiais  e descentradas; pode-se realizar medidas na ortofoto da mesma forma como ocorre em bases cartográficas; todos os elementos estão na mesma escala.

Quais as aplicações das imagens infravermelho?

As imagens em infravermelho têm a capacidade de destacar a vegetação, fazendo com que suas aplicações ideais sejam em projetos relacionados ao meio ambiente.

Qual a diferença entre precisão e acurácia?

Precisão se define como a proximidade entre os valores obtidos pela repetição do processo de mensuração. Quanto menor é a diferença destes valores, melhor é a precisão. Acurácia se define como a proximidade da medida em relação ao verdadeiro valor que se deseja obter. Quanto mais próximo do valor real, melhor é a acurácia. A imagem abaixo esclarece isso de maneira bem didática.

Precisão X Acurácia

Quais as diferenças entre aerofotogrametria e imagem de satélite?

As imagens provenientes de serviços aerofotogramétricos geralmente possuem resolução superior às imagens de satélite, sendo que esta é definida pela altura do voo; quanto mais baixo, maior a resolução. As aeronaves são mais flexíveis para a aquisição de imagens, já que os satélites requerem alguns dias para retornarem ao local de interesse.

O que é aerofotogrametria?

A aerofotogrametria é a ciência ou a técnica da obtenção de medição fidedignas de imagens fotográficas e refere-se às operações realizadas com fotografias da superfície terrestre, obtidas por uma câmara de precisão com o eixo ótico do sistema de lentes mais próximo da vertical e montada em uma aeronave preparada espacialmente. A técnica aerofotogramétrica é utilizada nas atividades cartográficas, no planejamento e desenvolvimento urbano, nas Engenharias Civil, Agronômica, Florestal, entre outras.

O que é estereoscopia?

É a ilusão de ótica produzida quando observamos documentos que dentro de uma determinada condição de superposição de áreas, através de lentes apropriadas, fornece-nos a sensação de tridimensionalidade. É a ciência que trata com modelos tridimensionais e os métodos pelos quais este efeito se produz.



* Essas definições foram extraídas do “Dicionário Cartográfico”, 4ª Ed., Cêurio de Oliveira, Rio de Janeiro, 1993. Para maiores definições, acesse o site do glossário do IBGE em:
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/glossario/glossario_cartografico.shtm